QUEM SÃO OS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO?

Ministros correto

IMG_2823Quem são os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão?

Após o Concílio do Vaticano II (1962-65), o Papa Paulo VI autorizou a instituição dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC), fiéis  leigos cuja missão é facilitar aos celebrantes a distribuição da S. Comunhão em igrejas, capelas, hospitais, aos doentes nas casas e outros lugares, desde que o sacerdote não possa fazer isso. A Santa Sé alerta, porém, que o exercício desse ministério deve conservar o seu caráter supletivo e extraordinário, não dispensando os Ministros Ordinários (Bispos, presbíteros, diáconos) de fazer a sua parte.
     Este ministério sagrado deve ser exercido por leigos que tenham uma vida cristã autêntica, sejam maduros na fé, e possam servir a Igreja. Além disso, o MESC deve ter uma boa formação doutrinária, pois pode também realizar a celebração da palavra, orientar as pessoas a quem leva a Eucaristia, etc. Ele deve ensinar e viver o que a Igreja ensina, especialmente em relação à Eucaristia e as condições para recebê-la dignamente. Isto exige do Ministro que ele conheça a doutrina da Igreja, especialmente a fundamentação dogmática, moral e sacramental.

O MESC, como um agente da Igreja, precisa conhecer a doutrina católica de maneira ampla. O nosso povo católico é carente do conhecimento dessa IMG_4074doutrina, e por isso é levado para outras comunidades eclesiais e seitas que não se coadunam com a fé católica. O MESC que vai às casas, precisa dessa formação para levar a verdade da Igreja ao povo. Para isso é fundamental que ele estude o Catecismo da Igreja, que é um manual completo da doutrina católica; como disse João Paulo II é “o texto de referência, seguro e autêntico para o ensino da doutrina católica” (Fidei depositum).

A Paróquia São Bendito em Pilares, possui um grupo de 43 MESC’s que trabalham junto com o Pároco Padre Mazine na distribuição da Sagrada Comunhão na Paróquia, capelas e aos doentes nas casas.

IMG_3805Para que um doente receba a Sagrada Comunhão em sua residência, é preciso seguir alguns passos:

1 – Comunicar a Paróquia que está enfermo e impossibilitado de comparecer a Santa Missa. Para isso, em nossa Paróquia existe uma pequena caixa próximo ao Altar com os dizeres: “Enfermo, visita do Padre”, basta colocar seu nome, endereço e telefone que o padre ou a pastoral do MESC’s entrará em contato; ou se preferir, procure a secretaria paroquial.

2 – Aguardar a visita do nosso Pároco Padre Mazine. Somente após a visita do padre é que o enfermos receberá a visita do MESC. Vale lembrar, que o enfermo deve estar dentro da área de atuação de nossa Paróquia, caso contrario, deve procurar a Paróquia mais próxima a sua residência.

“Desde os primeiros anos de sacerdócio, a celebração da Eucaristia foi não só o dever mais sagrado, mas sobretudo a necessidade mais profunda da alma.” Papa João Paulo II.

 

_________________________

Bibliografia:

Prof. Felipe Aquino – Comunidade Canção Nova.

Pascom São Benedito Pilares.

Pároco: Padre Mazine.

Av. Dom Hélder Câmara nº 6.653 – Pilares.

2 comentários em “QUEM SÃO OS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: