São José, rogai por nós!

Olá amigo Pascom, tudo bem?

 No episódio de hoje em, “A história de um santo” , vamos conhecer mais profundamente sobre um grande homem. São José! Homem que agradou a Deus.
Durante a quaresma a cor usada na liturgia é o roxo, até aí tudo bem. Porém a Igreja tira o roxo no dia 19 de março, para celebrar a festa de são José, esposo de Maria. Modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo.

Uma paradinha para um momento de curiosidade! Seu nome, em hebraico, significa:

                                                                    “Deus cumula de bens”.


No Evangelho de São Mateus podemos ver como foi difícil para esse grande homem de Deus acolher, misteriosa, dócil e obedientemente, a mais suprema das escolhas: ser pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias, o Salvador do mundo.
Mas não foi fácil. A primeiro momento José temeu, não por ele, mas por Maria, pois seria uma vergonha para ela, além de ser julgada e condenada a morte,  (mulheres acusadas de adultério poderiam ser apedrejadas até a morte),  pois até o momento José não tinha uma explicação de quem seria o pai do menino. Assim sendo pensou em abandona – la. Era homem de fé, obediente a Deus. Quando o anjo apareceu a José em um sonho e contou-lhe a verdade sobre a criança que Maria estava carregando, José imediatamente e sem questionar, tomou-a como esposa.

“Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa” (Mt 1,24).
São José foi pai verdadeiro de Jesus, não pela carne, mas pelo coração; protegeu o Menino das mãos assassinas de Herodes, e ensinou – lhe o caminho do trabalho. O Senhor não se envergonhou de ser chamado “filho do carpinteiro”. Naquela rude carpintaria de Nazaré Ele trabalhou até iniciar Sua vida pública, mostrando – nos que o trabalho é redentor.
A José coube a honra e a glória de dar o nome a Jesus na Sua circuncisão. O Anjo disse-lhe: “Ela dará à luz um filho e tu o chamarás com o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1,21).
A vida deste santo deve nos servir de exemplo. Num tempo em que a obediência, o amor, respeito entre país e filhos, a autoridade dos pais estão em crise. Torna – se urgente vivermos como o menino Jesus que se fez dessa forma submisso a seu pai, e obediente.
Isso mostra-nos a enorme importância do pai na vida dos filhos. Se o Filho de Deus quis ter um pai, ao menos adotivo, neste mundo, o que dizer de muitos filhos que crescem sem o genitor? O que dizer de tantos “filhos órfãos de pais vivos” que existem no Brasil, como nos disse aqui mesmo em 1997 o Papa João Paulo II? São José é o modelo de pai presente e atencioso, de esposo amoroso e fiel.
José também foi muito importante na vida de nossa Senhora. Quando por obediência a Deus não a abandonou, e deu apoio a ela, permaneceu ao seu lado protegendo sua esposa e o menino Jesus.
Celebrar a festa de São José é celebrar a vitória da fé e da obediência sobre a rebeldia e a descrença que hoje invadem os lares, a sociedade e até a Igreja. O homem moderno quer liberdade; “é proibido proibir!”; e, nesta loucura lança a humanidade no caos.
O Verbo Divino quis viver em família. Hoje, deparamos com o testemunho de José, “Deus cumula de bens”; mas, para que este bem maior penetrasse na sua vida e história, ele precisou renunciar a si mesmo e, na fé, obedecer a Deus acolhendo a Virgem Maria.
Da mesma forma, hoje São José acolhe a Igreja, da qual é o patrono. E é grande intercessor de todos nós.

Que assim como ele, possamos ser dóceis à Palavra e à vontade do Senhor.

São José, rogai por nós!

Caro amigo PascomSB, como sempre fazemos, segue abaixo os links das fontes de nosso estudo para realizar essa bela homenagem a São José pra você!

http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2014/03/19/o-nosso-pai-sao-jose/

http://tocadeassis.org.br/de-olho-na-rua/ver/17/sao-jose-homem-que-agradou-a-deus

http://www.abiblia.org/ver.php?id=2954

E também a Bíblia sagrada, fonte mais que confiável!  

#HistóriaDeUmSanto  #SãoJosé

_____________________

Pascom São Benedito Pilares.

Pároco: Padre Mazine

Av. Dom Hélder Câmara nº 6.653 – Pilares.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: