A Páscoa.

Olá amigo Pascom,

 

A quaresma como já sabemos é o período de preparação para a Páscoa.  Podemos afirmar então a semelhança de preparação, quando dizemos que o padre se preparou durante quarenta anos até a ordenação.  Ora, é tempo demais, mas sabemos que foi o tempo necessário,  embora o número quarenta seja aí simbólico.
Não fomos criados para a quaresma, mas é essencial que passemos por ela. Ninguém chega a Páscoa sem passar pela quaresma.  Urge a necessidade sim, de todos nós nos prepararmos adequadamente. Não é também um tempo de tristeza, embora a simbologia da cor roxa muitos entendam assim, mas de penitência,  reflexão, jejum e oração,  sobretudo esses dois. Recordo aqui os Sermões de São Pedro Crisólogo, bispo, séc.IV, “há três coisas, meus irmãos, três coisas que mantêm a fé, dão firmeza à devoção e perseverança à virtude. São elas a oração, o jejum e a misericórdia. O que a oração pede, o jejum alcança e a misericórdia recebe. Oração, misericórdia, jejum: três coisas que são uma só e se vivificam reciprocamente. O jejum é a alma da oração e a misericórdia dá vida ao jejum.”
Este venerável santo  ainda inclui a misericórdia,  bom para este tempo de ano santo da misericórdia. Que possamos aguardar então a Páscoa do Senhor seguindo está orientação.  Quem jejua seja sensível a fome do outro, seja misericordioso quem espera misericórdia e quem ora pelo outro espera que seja ouvido pelo Pai. Caminhemos nas “pedras” da quaresma na certeza de que receberemos o bálsamo perfumado em nossos pés ao fim da caminhada. Os quarenta dias então tem um grande significado, o de um tempo de prova, antes de uma grande vitória.
É o momento que Jesus nos  convida a ir para o “deserto” com Ele, não o deserto de areia, mas o deserto de coração.
Que os nossos gestos transformem corações. Primeiro o nosso, depois os dos irmãos.
Um abraco fraternal.
Diácono Glen Borba Carreira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: