Corpus Christi.

Olá amigo Pascom, hoje o nosso assunto é sobre Corpus Christi.

Você sabe o que isso significa?

No dia de Corpus Christi, testemunhamos nossa fé no Mistério Eucarístico, que “é a doação que Jesus Cristo faz e si mesmo, revelando-nos o amor infinito de Deus a cada homem. Nesse sacramento admirável, manifesta-se o amor “maior”: o amor que leva a “dar a vida pelos amigos”. De fato, Jesus “amou-os até o fim”.

A solenidade de Corpus Christi é a celebação da Eucaristia, instituída na Quinta-Feira Santa, durante a última ceia, no cenáculo onde Jesus se reuniu com os seus discípulos e lhes deu as últimas orientações, antes de ser imolado e oferecido como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Celebramos essa data de forma festiva e solene nesse dia, porque na Semana Santa a liturgia nos pede maior recolhimento para aproveitarmos mais intensamente das graças do Tríduo Pascal, que tem início na Quinta-Feira Santa.

Naquele memorável dia, enquanto Jesus preparava-se para enregar a favor de nós e de todos, Ele nos deixou uma das provas de que estaria conosco todos os dias, e isso realmente acontece em cada momento e lugar em que a Santa Missa é celebrada. O Pão e o Vinho tornam-se Corpo e Sangue de Cristo, alimento para a vida eterna.

Essa celebração também tem um aspecto exterior muito importante: a procissão. Logo após a Santa Missa, com o Corpo de Cristo, o povo de Deus dá testemunho público da presença real, verdadeira e substancial de Nosso Senhor Jesus Cristo. A procissão de Corpus Christi é um sinal de nosso caminhar com o Bom Pastor, o verdadeiro caminho.

Essa solenidade, por meio da Santa Missa, da Procissão e da Adoração ao Santíssimo Sacramento, lembra-nos também a atitude de serviço e fraternidade que devemos ter. Em sua origem os discípulos puderam aprender não apenas por palavras, mas também por gestos, como deveriam comportar-se na missão que o Senhor confiava a cada um deles. Hoje nós somos chamados e enviados a propagar e dar razão dessa fé que recebemos. Todavia, antes de tudo, somos chamados a nos conscientizar de que participamos do Corpo de Cristo.

Além da missa e da procissão, em muitas cidades é costume enfeitar as ruas por onde os fiéis passarão. Para tanto, são confeccionados tapetes coloridos e feitos com os mais variados materiais como papel, serragem colorida, isopor, tampinhas de garrafas, flores, folhas e vidro moído. Nesse tapete são confeccionados desenhos que lembram a figura de Jesus, o cálice e o pão. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia.

Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.

FONTE: Livro  O Detetive Católico

_____________________

Pascom São Benedito Pilares.

Pároco: Padre Mazine

Av. Dom Hélder Câmara nº 6.653 – Pilares.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: