Olá amigo Pascom, hoje a nossa catequese falará um pouco da história do Imaculado Coração de Maria!
Como poucos sabem a devoção ao coração imaculado de Maria é tão antiga como a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Ela surgiu com os membros de várias confrarias do Rosário que tinham o costume de dedicar quinze sábados seguidos à Rainha do Santíssimo Rosário. Isto mostra quão unido está o Coração Imaculado de Maria ao Sagrado Coração de Jesus Seu Filho e Nosso Senhor.
Com o Papa São Pio X, a devoção dos primeiros sábados do mês foi aprovada oficialmente: “Todos os fiéis que, no primeiro sábado ou no primeiro domingo de doze meses seguidos, dedicarem algum tempo à oração vocal ou mental em honra da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem ganham, em cada um desses dias, uma indulgência plenária. As condições são: confissão, comunhão, oração pelas intenções do Soberano Pontífice e exercícios piedosos com o espírito de reparação, em honra da Virgem Imaculada”. Exatamente cinco anos depois deste dia 13 de Junho de 1912, aconteceu em Fátima a grande manifestação do Imaculado Coração de Maria, “cercado de espinhos que O pareciam cravar”. A Irmã Lúcia disse depois: “Nós compreendemos que era o Imaculado Coração de Maria, ultrajado pelos pecados da humanidade, que exigia reparação”.
As aparições de Nossa Senhora em Fátima, Portugal, no ano de 1917, de tal forma espalhou a devoção ao Coração de Maria que o Cardeal local disse: “Qual é precisamente a mensagem de Fátima? Creio que poderá resumir-se nestes termos: a manifestação do Coração Imaculado de Maria ao mundo atual, para o salvar”. Desta forma pudemos conhecer do Céu que o Pai e Jesus querem estabelecer no mundo inteiro a devoção do Imaculado Coração que encontra fundamentada na Consagração e Reparação a este Coração que no final Triunfará.
No dia 10 de Dezembro, a Virgem Maria já não pede quinze, nem doze, nem sequer oito sábados a Ela dedicados; Ela bem sabe da nossa falta de constância e pede só cinco sábados – tantos como as dezenas do nosso Terço.
Porém, é sobretudo a promessa unida a esta devoção que aumentou de um modo impressionante. Já não é um caso de indulgências (ou seja, a remissão do castigo por pecados já perdoados); trata-se, antes, de uma graça muito mais notável: a certeza de receber, à hora da morte, “todas as graças necessárias para a salvação”. É difícil imaginar uma promessa mais maravilhosa, porque se refere ao êxito ou ao fracasso na “nossa única e mais importante tarefa: a da nossa salvação eterna”.
Bom, esperamos que a postagem possa não só auxilia-los nos encontros de catequese, mas também conhecer um pouquinho dessa magnifica história. Daremos também uma sugestão de atividade a ser feita durante o encontro. Fica a critério de o catequista fazer ou não a atividade com os seus pequenos.
Atividade:
- Material necessário: Corações feitos de cartolina, tamanho médio (que tenha espaço para escrever dentro), a quantidade ficará de acordo com o número de crianças.
Um quadro ou foto com a imagem do Imaculado coração de Maria.
- Desenvolvimento: Fazer um breve resumo sobre o tema abordado, podendo também ser feitas perguntas para melhor fixação das crianças (fica a critério do catequista). Em seguida entrega-los os corações e pedir para que escrevam uma intenção no qual gostariam de colocar ao coração Imaculado de Maria.
- Conclusão: Por fim pedi-los para por as suas intenções aos pés da imagem e juntos fazerem a seguinte oração:
Coração Imaculado de Maria!, transbordante de amor a Deus e à humanidade, e de compaixão pelos pecadores, me consagro inteiramente a Vós.
Vos confio a salvação da minha alma.
Que o meu coração esteja sempre unido ao vosso, para que me separe do pecado, ame mais a Deus e ao próximo e alcance a vida eterna juntamente com aqueles que amo.
Medianeira de todas as graças, e Mãe de misericórdia, recordai o tesouro infinito que o vosso divino Filho tem merecido com seus sofrimentos e que nos confiou a Vós como seus filhos.
Cheios de confiança em vosso maternal Coração, que venero e amo, acudo a Vós em minhas necessidades.
Pelos méritos de vosso amável e Imaculado Coração e por amor ao Sagrado Coração de Jesus, obtende a graça que Vos peço (mencionar aqui o favor que se deseja)
Mãe amadíssima, se o que peço não for conforme à vontade de Deus, intercedei para que se conceda o que seja para a maior glória de Deus e o bem de minha alma.
Que eu experimente a bondade maternal de vosso Coração e o poder de sua pureza intercedendo ante Jesus agora na minha vida e na hora da minha morte. Amém!
Coração de Maria, perfeita imagem do Coração de Jesus, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos.
http://santo.cancaonova.com/santo/imaculado-coracao-de-maria/
http://oracoestradicionais.blogspot.com.br/2009/08/oracao-ao-imaculado-coracao-de-maria.html
Deixe um comentário