São Cosme e Damião

sao-cosme-e-sao-damiao-desenho

“Teus deuses não têm poder algum, nós adoramos o Criador do céu e da terra!”

Assim começamos nossa matéria de hoje.

Dia 26 de setembro, lembramos dois grandes santos mártires muito populares: São Cosme e São Damião, irmãos gêmeos, médicos e santos na vocação da vida. Amavam a Cristo e sentiam seus corações arder, ansiavam por salvas almas, decidiram então atrair as pessoas pra perto do Senhor através da medicina. Não cobravam pelos atendimentos, fazia por amor, e como uma missão de amor almejavam as coisas do alto, a riqueza maior que vem de Deus. Pregavam o evangelho com sinais e prodígios. Dessa forma, com todo esse fervor, fé, amor a Jesus. Plantaram muitas sementes de salvação, e muitos se converteram. Cosme e Damião curavam muitos doentes em nome de Jesus, e pelo seu poder, uns até a beira da morte. Também preocupavam – se em curar animais, pois sabiam que “toda a criação aguarda, com ardente expectativa, pela manifestação da Glória de Deus em Seus filhos” (Rm 8,18-19). Porém, as atividades cristãs dos médicos gêmeos chamaram a atenção das autoridades locais da época, quando o Imperador romano Diocleciano autorizou a perseguição aos cristãos, por volta do ano 300. Diocleciano odiava os cristãos porque eram fiéis a Cristo, e não adoravam ídolos ou estátuas de deuses pagãos, consideradas sagradas pelo Império Romano.

E assim, por pregarem o cristianismo, Cosme e Damião foram presos, levados a tribunal e acusados de se entregarem à prática de feitiçarias e de usar meios diabólicos para disfarçar as curas que realizavam. Tendo em vista esta acusação, a resposta deles era sempre: “Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder!”

Diante da insistência dos perseguidores da fé cristã, com relação à adoração aos deuses, responderam: “Teus deuses não têm poder algum, nós adoramos o Criador do céu e da terra!”
Não renunciaram aos mandamentos de Deus, não renegaram a fé, mantiveram – se firme, fiéis, e então, Diocleciano decretou a morte deles. Resistiram às flechas e as pedras, mas foram decapitados. Uma morte considerada uma honra reservada somente aos cidadãos romanos. Dessa maneira é que Cosme e Damião foram martirizados.

São Cosme e São Damião jamais abandonaram a fé cristã e foram decapitados no ano de 303. São considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.
Imitemos nossos santos, seu exemplos de fervor, amor a Cristo, mas NÃO PAREMOS NOS SANTOS! Assim como eles não se limitaram. Devemos ir além dos santos, e ter como meta a Cristo, como eles tiveram!

e41d

OREMOS:

São Cosme e Damião, que, por amor a Deus e ao próximo, vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes. Abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que vossa proteção, São Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero. Senhor nosso Deus, que dissipais as trevas da ignorância com a luz de Cristo, vossa Palavra, fortalecei a fé em nossos corações, para que nenhuma tentação apague a chama acesa por vossa graça. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

São Cosme e São Damião, rogai por nós!

Segue as fontes que utilizamos para preparar esse texto pra vocês!

Canção Nova e O fiel católico

A paz, e até logo!

 

Um comentário em “São Cosme e Damião

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: