São Benedito

Olá!
Nosso santo amigo de hoje é muito especial. É nosso querido padroeiro São Benedito!! Viva!!!!

sao_beneditoSão Benedito nasceu no ano de 1526, na ilha da Sicília, Itália.
Seus pais foram escravos vindos da Etiópia para a Sicília. Era filho de Cristóvão Manasceri e de Diana Larcan. O casal não queria ter filhos para não gerarem mais escravos. O senhor deles, sabendo disso, prometeu que, se eles tivessem um filho, daria a ele a liberdade. Assim, eles tiveram Benedito. E, como prometido, ele foi libertado pelo seu senhor ainda menino.
Benedito foi educado por seus pais na fé cristã. Quando menino, cuidava das ovelhas e sempre aproveitava para rezar o Rosário, ensinado por sua mãe.

A VIDA DE SÃO BENEDITO

Quando tinha 21 anos entrou para os irmão Eremitas de São Francisco de Assis, fundada por Jerônimo Lanza sobre a regra franciscana. Depois, a pedido do Papa Paulo IV são Benedito com seus irmãos Eremitas se juntaram a ordem dos Frades menores fundada pelo próprio São Francisco de Assis. E foi morar no convento de Santa Maria de Jesus em Palermo. E nesse convento como frade franciscano menor, serviu em diversas funções. Trabalhou na cozinha, trabalhou também como faxineiro, foi mestre de noviços e guardião daquele convento. Um fato interessante na vida de São Benedito é que depois de deixar o serviço de guardiania daquela  fraternidade, voltou para trabalhar com muita alegria na cozinha, lugar que fez de um santuário de oração e fervor, e onde permaneceu até sua morte. Vivia sempre alegre e com muita mansidão.

A FAMA DE SÃO BENEDITO

img_0148Todos queriam ver e tocar em São Benedito, por causa de sua fama de santidade, palavras, milagres e orações. Os escravos simpatizavam muito com ele, por ser negro, pobre e com grandes virtudes. Em torno do seu nome surgiram numerosas irmandades. São Benedito é um dos Santos mais populares no Brasil, com inúmeras paróquias por todos os lugares inspiradas em seu modelo de humildade e caridade.
Incluindo a nossa!

OS MILAGRES

sbeneblackGrande é o numero de milagres de São Benedito, inclusive a ressurreição de dois meninos, a cura de vários cegos e surdos, a multiplicação de peixes e pães, e vários outros milagres. Alguns milagres de multiplicação de alimentos aconteceram na cozinha de São Benedito. Por isso, ele é tido carinhosamente pelo povo como o Santo Protetor da cozinha, dos cozinheiros, contra a fome e a falta de alimentos.

SUA MORTE

Um dia Frei Benedito profetizou que quando morresse teria que ser enterrado às pressas para evitar problemas para seus irmãos. Depois disso, ficou gravemente doente e faleceu no dia 4 de abril de 1589, aos 65 anos de idade. E a profecia se cumpriu: quando ele faleceu uma multidão invadiu o mosteiro para vê – lo, conseguir algum objeto seu ou um pedaço de sua roupa de monge para terem como relíquia do santo pobre e humilde, causando problemas para o convento.
Na hora de sua morte ele disse com muita alegria: “Jesus! Jesus! Minha mãe, doce Maria! Meu Pai São Francisco!” E morreu em paz. Seu corpo foi transladado para a igreja e exalava suave perfume. Exumado posteriormente, estava intacto, (incorrupto). Em 1611 seu corpo foi colocado em uma urna de cristal na igreja de Santa Maria em Palermo para visitação e permanece até os dias de hoje.

SANTO DOS ALTARES

img_1393Foi canonizado em 1807 pelo Papa Pio VII. Seu culto se espalhou para os quatro cantos do mundo.
Mais tarde foi aclamado santo padroeiro de toda população afro – americana e também especialmente padroeiro dos cozinheiros e profissionais da nutrição. No Brasil sua festa é celebrada no dia 5 de outubro.

Imitemos sempre o exemplo desses grandes santos não parando neles, mas para que tal devoção, tal exemplo nos leve mais próximos de Deus.

Vamos rezar?!

Glorioso São Benedito, grande confessor da fé, com toda a confiança venho implorar a vossa valiosa proteção. Vós, a quem Deus enriqueceu com dons celestes, consegui – me as graças que ardentemente desejo, para maior glória de Deus. Confortai o meu coração nos desalentos.

Fortificai minha vontade para cumprir bem os meus deveres. Sede o meu companheiro nas horas de solidão e desconforto. Assisti – me e guiai – me na vida e na hora da minha morte, para que eu possa bendizer a Deus nesse mundo e goza – lo na eternidade. Com Jesus Cristo, a quem tanto amastes. Assim seja, amém.

São Benedito, rogai por nós!

É pessoal por hoje é só, mas se você gostou curta, comente e compartilhe e fique ligado em nosso blog!

Fontes:

Vídeo – Fraternidade franciscana ( Frei José Aécio de Oliveira Filho )

Cruz Terra Santa

1

 

 

2 comentários em “São Benedito

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: