Símbolos de Natal

Oi gente!
Pra catequese de hoje preparamos algo pra você que é catequista infantil, e também para que possamos conhecer esses símbolos, objetos que estão presentes em nossa casa durante esse período.
Vamos lá!

SÍMBOLOS DO NATAL E SEUS SIGNIFICADOS

ÁRVORE DE NATAL: Na tradição cristã, simboliza vida, paz, esperança e alegria.

PRESÉPIO DE NATAL: Simboliza o momento e o ambiente em que Jesus Cristo nasceu.

ESTRELA DE NATAL: Guiou os três reis magos até o local de nascimento do menino Jesus.

SINOS DE NATAL: Representa o anúncio para a humanidade do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador.

PINHEIRO: É a única árvore que não perde suas folhas durante o ano todo. Permanece sempre viva e verde. Foi usado pela primeira vez pela rainha da Inglaterra Elizabete e por ocasião do dia 25 de Dezembro, quando oferecia uma grande festa e recebia muitos presentes. Não podendo recebe-los todos pessoalmente pediu que fossem depositados em baixo de uma árvore no jardim. Origina-se daí, igualmente, o costume depositar os presentes em baixo da árvore. Árvore verde também trás a esperança , a alegria e a vida nova . O verde constante do pinheiro, a vida permanente e plena que Jesus Cristo aparece.

BOLAS COLORIDAS: Simbolizam os frutos da “árvore da vida” ou seja, Jesus Cristo.

OS PRESENTES: Existem muitas origens para este símbolo. Uma delas conta que São Nicolau, um anônimo benfeitor, presenteava as pessoas no período natalino. Outra tradição mais antiga, lembra os três reis magos que presentearam Jesus. O dia e o motivo de dar e receber presentes varia de país para país. A origem dos presentes por ocasião do final do ano tem origem pagã e que a tradição cristã foi aos poucos assimilando. Os romanos, há mais de 1500 anos, tinham o costume de enviar presentes aos amigos no início do ano novo. Tal hábito coincidia aos festejos ao deus Janus (um deus bifronte, que olhava para o ano que terminava e para o que começava) e, talvez as origens do nosso reveillon e outras comemorações de fim de ano. Esta festa complementava a festa do sol (25 de dezembro). Com o crescimento do cristianismo essas festas foram ganhando sentido cristão: Cristo é o Sol que ilumina o caminho dos homens; Ele é o Senhor da História; é o grande presente de Deus à humanidade.

PAPAI NOEL: Ele foi inspirado no bispo Nicolau, que viveu e pontificou na cidade de Myra, Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo. Nos Estados Unidos, a tradição do velhinho de barba comprida e roupas vermelhas que anda num trenó puxado por renas ganhou força. A figura do Papai Noel que conhecemos hoje foi obra do cartunista Thomas Nast, na revista Harper’s Weeklys, em 1881.

Deixo aqui uma observação importante a todos nós cristãos. O Natal é muito mais que qualquer um desses símbolos, é o nascimento de Nosso Senhor, o “Verbo que se fez carne e habitou entre nós”.

nascimento-de-jesus-5Não podemos parar nesses simbolismos, não podemos achar que o natal só será bom ou perfeito se as árvores estiverem cheias de presentes, muita comida, etc. Precisamos está preparados para receber o Menino de Belém, o Menino Rei que vem para nos amar, nos curar, nos salvar diariamente. Esse é o motivo do Natal, celebrar a vida, o nascimento do menino Deus, e neste momento mais que presentes e comidas devemos está unidos em oração, e agradecendo a Deus.

Amados que possamos nos preparar a cada dia para recebermos Jesus em nossos corações, em nossas famílias, enfim. Que esse nascimento seja diário!

Aguardamos Aquele que a de vir!

Paz de Cristo e até a próxima!

Fonte: Catequese Infantil

1

 

2 comentários em “Símbolos de Natal

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: