O Sacramento da penitência e da reconciliação

Estamos no tempo do Advento, preparando nossos corações para receber o Menino Deus da melhor forma. E assim como nos arrumamos, enfeitamos nossas casas, as igrejas, devemos e precisamos limpar e arrumar nossos  corações, nossa casa interior.
Pensando nisso e de acordo com o tempo em que estamos e que nos pede isso, trouxemos uma matéria sobre o sacramento da Penitência/Confissão. Vamos nos preparar para receber Jesus?

O SACRAMENTO DA ALEGRIA

arrependimentoDiante de nossas quedas e pecados, a misericórdia divina sai ao nosso encontro, especialmente no sacramento da paz e da reconciliação, o sacramento da Penitência. Aproximai-vos da Confissão sempre que for necessário, para limpar-vos dos vossos pecados e recuperar a graça de Deus, e poder assim receber a Sagrada Eucaristia, onde “está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, a nossa Páscoa e o pão vivo que dá aos homens a sua vida mediante a sua carne vivificada” (Presbyterorum ordinis, n.5).

Aproximai-vos também do sacramento da Penitência, e com frequência, mesmo que não tenhais consciência de pecado grave, porque na Confissão a vossa alma será mais forte para combater com alegria as batalhas da paz, para a glória de Deus e a salvação das almas.

(Homilia na vigília de oração do Ano internacional da juventude, 30-III-1985. Publicada em “Romana” I (1985), pp. 62-63.)

CONHECER – SE BEM: O EXAME

confissaoEsta é a luta nova que proponho para o resto de nossa vida: fazer com consciência o exame de consciência. Considerai esta luta como exigência de amor, porque o exame é o passo prévio e o ponto de partida cotidiano para nos incendiarmos mais no amor a Deus, com realidades – obras – de entrega. Cuidar desta norma (de piedade cristã), procurando cumpri-la com profundidade, impede que os germes da tibieza criem raízes na nossa alma e facilita que vivamos longe das ocasiões de pecado.
Se realmente pretendemos conseguir esta limpeza de coração, que nos levará a ver a Deus em tudo, necessitamos levar muito a sério o exame diário de nossa alma. Quem ficasse satisfeito com uma visão rotineira, superficial, acabaria deslizando, pelo plano inclinado da negligência e da preguiça espiritual, até a tibieza, essa miopia da alma que prefere não discernir entre o bem e o mal, entre o que procede de Deus e o que procede de nossas próprias paixões ou do diabo. (Carta pastoral, 8-XII-1976.)

SINCERIDADE

confissao-8Devemos ir ao exame para detectar as causas das nossas ações e de nossas omissões, para descobrir com valentia os motivos e as ocasiões que nos afastam, pouco ou muito, da intimidade com Jesus Cristo. Detemo-nos diante do Senhor, para indagar quais são os meios que temos de colocar para adquirir uma virtude ou para arrancar um hábito defeituoso.

Carta pastoral, 8-XII-1976.

Agora é com você!
Aguardamos a vinda do Salvador. Será que estamos prontos para recebê-lo?

Até a próxima e fiquem com Deus!

papa-confissao

Fonte: OPUS DEI

1

Um comentário em “O Sacramento da penitência e da reconciliação

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: