Os sete sacramentos da igreja católica são bíblicos?

Às vezes somos questionados ou nos questionamos sobre alguns assuntos né? E um deles é esse.

Onde estão os sete sacramentos da igreja católica na bíblia? Decidimos então fazer este artigo para responder esse questionamento.

sacramentos

BATISMO

Este sacramento nem tem o que questionar né? Podemos encontrar as referências do sacramento do batismo em:

“E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.” São Mateus 3,10-11.

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”. São Mateus 28,18-19.

” Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” São Marcos 16,15-16.

Existe mais referências que não colocaremos aqui para que o artigo não fique muito extenso.

CONFIRMAÇÃO OU CRISMA

O crisma é o momento mais esperado pelos jovens e adultos católicos, podemos encontrar as devidas referências dele em:

“E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.” Atos dos Apóstolos 19,4-6.

“E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.” Hebreus 6,1-2.

CONFISSÃO

Em São Mateus 16,17-19; 18,15-18; São João 20,20-23 etc, podemos encontrar provas de que Deus deu autoridade para nossos sacerdotes perdoarem nossos pecados, mas a passagem principal que podemos afirmar o sacramento é:

“Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” São Tiago 5,15-16.

EUCARISTIA

Este belíssimo sacramento é o que mais tem provas na bíblia, é difícil entender o porquê dos protestantes não seguirem este sacramento.

” E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.” São Lucas 22,18-20.

” E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.” Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 11,22-29.

MATRIMÔNIO

O casamento é algo que temos em comum com o protestantismo, então não há necessidade de prová-lo pela bíblia. Podemos encontrar referências do antigo ao novo testamento.

“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2,20-24.

“E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Aqui encontramos a explicação do porquê da igreja não permitir o divórcio.) São Mateus 19,2-9.

ORDEM

O sacramento da ordem é o sacramento dos nossos sacerdotes, podemos encontrar as devidas referências em:

“E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.” Atos dos Apóstolos 6,4-6.

“Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.” Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 4,13-14.

UNÇÃO DOS ENFERMOS

A unção dos enfermos (extrema-unção) é um sacramento da Santa Igreja dedicado aos enfermos, realizado com óleo. O sacramento confere ao católico uma graça especial para enfrentar as dificuldades próprias de uma doença grave ou velhice. Podemos encontrar a referência a ele em:

“Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.” São Tiago 5,13-15.

Então é isso gente! Espero que essa matéria tenha ajudado vocês!

Fiquem com Deus!

Fonte: Ângelus

1

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: