Museu de Arte Sacra recebe a exposição “Maria entre nós”

O Museu Arquidiocesano de Arte Sacra (MAAS) recebe a exposição “Maria entre nós”. Desde o dia 30 de janeiro até 13 de Maio, os visitantes podem visitar a exposição que se aprofunda no tema Mariofanias.

O tema das Mariofanias começou a ser trabalhado no museu com a exposição “Maria, arte, fé e devoção”, que celebrava o Ano Mariano, fazendo referência direta aos 100 anos das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, que foram celebrados em 2017 e aos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no rio Paraíba do Sul.

A exposição conta com 16 obras de 12 artistas contemporâneos. Entre as obras, pinturas a óleo, aquarelas, poesias, músicas e apresentações musicais enriquecem o trabalho.

“É uma exposição inédita. Chamamos artistas que vão lançar obras que foram feitas exclusivamente para essa exposição. São 16 artistas, com peças adequadas à arte sacra e à arte de maneira geral”, afirmou a museóloga Marli Assis Martins, que atua no museu há 16 anos.

Segundo o curador da exposição e assistente de arte do museu, Marcos Teixeira, bacharel em pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, as pessoas se emocionavam muito na exposição “Maria, arte, fé e devoção”, e foi assim que surgiu a ideia de continuar com o tema das Mariofanias nesta nova exposição, “Maria entre nós”.

“Percebemos que não existem exposições em que se fala de Mariofanias. E é um assunto muito polêmico, que muitas pessoas não compreendem. Portanto, é preciso que haja um equilíbrio. E a Igreja possui muitos documentos e subsídios para que possamos avaliar essas aparições. Decidimos procurar esses documentos e mostrar um pouco mais sobre esse aspecto da fé católica”, contou ele.

Quase em sua totalidade, as Mariofanias escolhidas para essa exposição foram as já reconhecidas pela Igreja como a aparição da Virgem Maria de Fátima e de Guadalupe. Também foram utilizados casos ainda não confirmados para mostrar um pouco do processo que é realizado para o reconhecimento de uma Mariofania.

Segundo Marcos Teixeira, quem tem o poder de atribuir o título a uma aparição é o bispo. Ainda segundo ele, não haverá mais exposições sobre o tema e que a próxima será sobre Sant’Ana.

Gostou? Quer saber mais e visitar a exposição? O Museu Arquidiocesano de Arte Sacra localiza-se no subsolo da Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Av. República do Chile, 245 (subsolo), Centro, Rio de Janeiro, RJ CEP: 20031-170
Telefone: (021) 2240-2869 / 2262-1797   /   e-mail: catedral@catedral.com.br
Horário: 4ª, das 9h às 12h e das 13h às 16h; sábados e domingos, das 9h às 12h

Fonte: ArqRio

11

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: