Quando a Igreja foi fundada?

A Igreja foi fundada por Jesus Cristo quando anuncia a Pedro “tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”; aqui está o projeto de Igreja iniciado por Cristo. Entretanto, a Igreja assume plenamente sua missão em Pentecostes, pois ali, conforme o Senhor havia ordenado, a Igreja se reunia para ser ungida pelo Espírito Santo, e a partir dali, intrepidamente, deveria levar à frente a missão que Cristo havia iniciado em seu meio.

A vinda do Espírito Santo e a origem da Igreja

“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.”

Jesus ressuscitado, durante quarenta dias, aparece aos discípulos alertando-os para a vinda do Espírito Santo. É uma preparação para o início da missão da Igreja, que deverá anunciar a Boa-Nova do Reino dos Céus, pelo poder do Espírito Santo “em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo “ (Atos dos apóstolos 1,8).

No dia da ascensão, Jesus, ao se despedir de seus discípulos, os adverte: “Eu vos mandarei o Prometido de meu Pai; entretanto, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto” (Lc 24,49). Eles permaneceram em Jerusalém e “todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus” (At 1,14).

O dia esperado chegou. Sinais extraordinários acompanham aquele magnífico dia. Para nos relatar o acontecimento de Pentecostes, Lucas recorre às imagens clássicas do Antigo Testamento para descrever as manifestações de Deus:

“De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (At 2, 1-4).

Esse relato de Pentecostes é também o relato do nascimento da Igreja. Com a vinda do Espírito Santo, surge uma nova comunidade de homens e mulheres: “Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do Pão e nas orações“ (At 2,42). É a inauguração de uma nova aliança de Deus com todos. Os discípulos são fortificados para prosseguirem a missão que Jesus lhes havia confiado.

Logo após receberem o Espírito Santo, os discípulos saem do isolamento e vão anunciar à multidão as maravilhas que Deus havia operado na vida deles. Eles começam a anunciar publicamente aquilo que ouviram e viram Jesus fazer. Nesse primeiro anúncio, já podemos perceber a pluralidade da Igreja: “Como então todos nós os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna? Partos, medos, elamitas; os que habitam a Mesopotâmia, a Judéia, a Capadócia, o ponto, a Ásia, a Frígia, a Panfília, o Egito e as províncias da Líbia próximas a Cirene; peregrinos romanos, judeus ou prosélitos, cretenses e árabes; ouvimo-los publicarem em nossas línguas as maravilhas de Deus” (At 2, 7-11).

Pentecostes é a renovação da aliança de Deus com seu povo.

A Igreja, animada e conduzida pelo Espírito Santo, faz parte do plano da salvação de Deus para os homens como um sinal especial da vida nova oferecida. Ela é impelida pelo Espírito Santo a cooperar para que o desígnio de Deus, que fez de Cristo o princípio de salvação para todo o mundo, seja totalmente realizado. Pregando o Evangelho, a Igreja leva os ouvintes a crer, confessar a fé, dispõe para o Batismo, liberta da escravidão do erro e incorpora-os a Cristo, a fim de que nele cresçam pela caridade, até a plenitude.

(Trecho tirado do Lumen Gentium).

 

Por hoje é só! Até a próxima!

 

 

 

Fonte: Livro O Detetive Católico

11

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: