O que é indulgência?

Indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos santos” (Constituição Apostólica Indulgentiaum Doctrina, norma 1 e CIC).

Podemos complementar essa noção afirmando que indulgência não é uma permissão para cometer o pecado nem perdão do futuro pecado. Não é o perdão da culpa do pecado, pois supõe que o pecado já foi perdoado pela confissão feita ao sacerdote; assim, ela não substitui o sacramento da penitência. Não é uma isenção de qualquer lei ou dever; pelo contrário, significa uma expiação mais completa dos pecados diante de Deus. Não confere imunidade contra a tentação. A indulgência também não é a compra da salvação nem a compra da liberação da alma do Purgatório.

Para a compreensão dessa doutrina e dessa prática da Igreja, é preciso admitir que o pecado tem dupla consequência. Por um lado, o pecado grave priva-nos da comunhão com Deus e, consequentemente, nos torna indignos da vida eterna; essa privação é denominada “pena eterna” do pecado. Por outro lado, todo pecado, mesmo o venial, acarreta um apego prejudicial às criaturas que exige purificação, quer aqui na terra, quer depois da morte, no estado chamado “Purgatório”. Essa purificação liberta-nos da chamada “pena temporal” do pecado. Essas duas penas não devem ser concebidas como uma espécie de vingança infligida por Deus, mas, antes, como uma consequência da própria natureza do pecado. Uma conversão que procede de uma caridade ardente pode chegar à total purificação do pecador, de tal modo que não haja mais nenhuma pena (cf. CIC, 1472).

Por hoje é só, povo de Deus! 

 

Fonte: O Detetive Católico

11

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: